O melhor stand da ABF 2018

A iGUi é a maior fabricante de piscinas em P.R.F.V. (poliéster reforçado com fibra de vidro) do mundo e está presente com indústrias e franquias em mais de 40 países. A rede iniciou suas atividades na cidade de Gravataí, no interior do Rio Grande do Sul, em junho de 1995. Em 2000, estabeleceu seu primeiro polo industrial fora da região Sul, em Cedral, no interior de São Paulo. Em 2008, transferiu oficialmente sua sede para a cidade. Nos dias 27 a 30 de junho a VM SPOT teve o prazer de fazer parte do grupo de jurados pelo O RDI (Retail Design Institute) para a escolha do melhor stand na feira da ABF 2018, em São Paulo.

Pensar um projeto de stand de uma marca de piscinas parece bastante desafiador. Como conseguir, em um espaço tão reduzido, comunicar o produto que vende e o estilo de vida do seu público de forma simples e criativa?

A começar pela questão da sustentabilidade, a marca já ganha um ponto favorável. “A estrutura do estande é a mesma do ano anterior Os materiais utilizados são os mesmos, mas se inventa uma nova identidade”, diz Anderson Macelani, arquiteto da iGUi,. Os puffs ao redor do stand são sempre os mesmos, reformados com um outro tipo de revestimento a cada feira e com estrutura interna aproveitável. As diferentes alturas formam uma composição bem agradável e a funcionalidade dos mesmos passam ora por um banquinho, ora por uma mesinha de apoio.

O-melhor-stand-da-abf-2018 (6)Já na parte da ambientação, uma das testeiras do stand são preenchidas com folhagem artificial. Alguns monitores de TV são acoplados nessa testeira. Como são monitores menores, por muito tempo fica a imagem de água em movimento, lembrando uma piscina. Muito interessante,  afinal muita informação no alto de uma testeira de um stand é difícil de ser vista  pelo público passante.

O-melhor-stand-da-abf-2018 (1)Já no ponto onde o stand tem maior visibilidade, outra testeira, revestida como se fosse um deck de madeira é preenchida com um videowall bem grande, no formato de uma piscina da marca. E aí uma sacada bem legal: a borda desse videowall é feita do mesmo material e formato das piscinas da marca, o tal do em P.R.F.V. (poliéster reforçado com fibra de vidro). E o que colocar nesse videowall? Mensagens promocionais também, mas principalmente imagens do público usando as piscinas da marca. As imagens do videowall e a moldura em P.R.F.V. simula uma própria piscina da marca. Tudo simples, criativo e de fácil compreensão para o público que passa. A perfeita interpretação de que realmente menos é mais. Além disso, a loja de produtos para piscinas da marca em formato de um container fica no fundo do stand, com mensagens sobre a franquia na sua fachada.

O-melhor-stand-da-abf-2018 (4)

O-melhor-stand-da-abf-2018 (3)
O-melhor-stand-da-abf-2018 (3)
O-melhor-stand-da-abf-2018 (2)E as cores utilizadas no stand? Toda a paleta de cores usadas no verão que a gente vê por aí... Fica aí o aprendizado dos tempos da faculdade... Não é necessário uma ideia mirabolante, tecnológica e com alto custo para ser uma ideia genial! Para o espectador entender uma propaganda é necessário entender a mensagem apenas com a parte visual. Se a mensagem foi passada apenas com esse recurso, você já fez uma boa parte do seu trabalho! E, para a iGUi, o resultado do melhor stand da ABF pelo RDI foi apenas uma consequência.

Da esquerda para a direita: Adelle Rios (VM e designer de interiores), Gabriela Pires (analista comercial da Immergut), Alessandra De Grada (proprietária da VM SPOT) e Thais Moro, gerente de marketing da Lemca iluminação. Da esquerda para a direita: Adelle Rios (VM e designer de interiores), Gabriela Pires (analista comercial da Immergut), Alessandra De Grada (proprietária da VM SPOT) e Thais Moro, gerente de marketing da Lemca iluminação.
Equipe da ABF, iGUi e RDI recebendo a premiação. Equipe da ABF, iGUi e RDI recebendo a premiação.

Por Alessandra De Grada/ Fotos: Adelle Rios/ Agradecimentos: Lilian Marques (iGUi), Pedro Caribé e Lucila Campiglia (RDI Brasil)